Memorial da Vida apoia grupo de Ajuda no Luto

Solidariedade: Memorial da Vida apoia grupo de Ajuda no Luto

Enfrentar o luto é uma jornada desafiadora, pois perder alguém que amamos acarreta momentos de tristeza, angústia e muitas dúvidas. Com o tempo o mundo segue seu curso, e aos poucos, todos aprendem a viver sem a presença daquela pessoa especial. Fica a saudade.

Mas e quando não conseguimos trilhar este caminho e seguir em frente, o que fazer? Talvez seja a hora de buscar apoio!

Nesse contexto, um grupo de apoio torna-se importante, onde todos compartilham suas histórias, lágrimas e lembranças, proporcionando uma sensação de conforto e pertencimento. Em um grupo de apoio, as dificuldades são transformadas em oportunidades de crescimento mútuo, e a solidariedade se torna um elo poderoso.

Participe!

Quando? Último sábado de cada mês, com início em 23/03/24, às 15h. Aberto a toda a comunidade.

Onde? Na Capela Memorial da Vida, Rua Guaíra, 394 – Silveira da Motta – São José dos Pinhais – PR

O grupo não terá denominação religiosa, e será conduzido pela Capelã Sonia Alves, que há 9 anos atua na área do luto.

1 – O que é um grupo de Ajuda no Luto?

Um grupo de ajuda no luto é um ambiente de apoio formado por indivíduos que compartilham a experiência da perda de entes queridos. Esses grupos oferecem um espaço seguro para expressar emoções, compartilhar histórias e receber suporte mútuo durante o processo de luto. Liderados por profissionais ou voluntários treinados, esses grupos facilitam a troca de experiências e proporcionam um sentido de comunidade, ajudando os participantes a lidar com a dor e encontrar apoio emocional durante a jornada do luto.

2 – Quem deve procurar um grupo de Ajuda no Luto?

Qualquer pessoa que tenha vivenciado a perda de um ente querido pode se beneficiar ao procurar um grupo de ajuda no luto. Isso inclui indivíduos que perderam familiares, amigos ou entes queridos próximos. Não há uma regra específica sobre quando procurar esse tipo de apoio, pois o processo de luto é altamente individual. Algumas pessoas buscam ajuda logo após a perda, enquanto outras podem sentir a necessidade mais tarde, à medida que lidam com o impacto emocional da perda.

3 – Quais sinais indicam a necessidade de buscar ajuda no luto?

  1. Sentir dificuldade em lidar com as emoções relacionadas à perda.
  2. Necessidade de compartilhar experiências e sentimentos.
  3. Desejar apoio emocional de pessoas que compreendem a dor do luto.
  4. Dificuldade em encontrar estratégias para enfrentar o processo de luto de maneira saudável.
  5. Sentir-se isolado ou enfrentar desafios para lidar com a perda sozinho.

4 – Como falar com pessoas que estão enfrentando dificuldades em lidar com o luto?

Abordar o tema do luto e sugerir a busca de ajuda em um grupo de apoio pode ser delicado, mas é importante expressar sua preocupação de maneira compassiva e solidária. Aqui estão algumas sugestões sobre como abordar a conversa: Escolha um Momento Adequado; Seja Empático; Use uma Linguagem Sensível; Fale sobre a Importância do Apoio Mútuo; Compartilhe Experiências Positivas; Ofereça Assistência Prática; Respeite o Tempo da Pessoa.

Gostou? Compartilhe!