19 de junho: Dia Nacional do Luto

19 de junho, Dia Nacional do Luto. Um dia para refletirmos sobre a importância do apoio a quem perde um amigo ou familiar. Você sabe como ajudar uma pessoa enlutada a superar este momento tão difícil?

Para os familiares e amigos de quem se foi, fica a sensação de ter acontecido um “corte”, uma “edição” no filme da vida. Em um primeiro momento, o mundo perde um pouco do brilho e ficam muitas dúvidas sobre o futuro.

Não há regras ou um guia a ser seguido. O luto é vivenciado de maneira singular por cada pessoa. Há variações de intensidade e duração, influenciadas por fatores como o contexto da morte e as características do enlutado. É importante dar tempo e espaço para a expressão de emoções e sentimentos negativos. Temos que permitir a manifestação da dor da perda para que este momento seja devidamente elaborado.

É preciso considerar as culturas, crenças, contextos e dinâmicas familiares, bem como identificar fatores que possam prejudicar o enfrentamento do luto, como a não manifestação dos sentimentos, o adiamento do processo ou a negação da perda. Podemos dizer que um processo de luto bem elaborado acontece quando há diminuição do sofrimento frente às lembranças do falecido, havendo a retomada do interesse pela vida.

Todo luto precisa ser olhado, apesar de nem todos os enlutados necessitarem de cuidado. É importante haver espaço de apoio para aqueles que demandarem atenção. Oferecer cuidado ao enlutado auxilia no processo de continuidade da vida. E a procura por ajuda especializada é sempre indicada para aqueles que demonstrarem um sofrimento maior e por mais tempo.

Gostou? Compartilhe!