Dia 30 de janeiro é celebrado o “Dia da Saudade”

Dia 30 de janeiro é celebrado o “Dia da Saudade”

O Dia da Saudade é celebrado anualmente em 30 de janeiro, sendo uma data comemorativa para relembrar pessoas queridas que se foram ou que estão longe de nós por um distanciamento geográfico ou pela rotina diária. É um momento para homenagear, mandar mensagem ou presentar essas pessoas queridas.

A saudade é um dos sentimentos mais comuns entre os seres humanos. É, inclusive, um sentimento que todo mundo experimentará em algum momento de sua vida. A falta de familiares, amigos, de um ambiente ou de uma fase da vida é comum em nossas vidas. Sendo assim, a saudade pode ser o sentimento nostálgico que a falta de algo ou alguém causa, bem como o sofrimento que essa privação gera.

A palavra que usamos para expressar esse sentimento no idioma português tem origem no latim, e originou-se da palavra solitate. Essa palavra também é encontrada no galego, um idioma do norte da Espanha bastante semelhante ao português.

É muito comum ouvir pessoas afirmarem que a palavra saudade não é traduzível para outros idiomas, mas isso é um grande mito que foi difundido na internet. Muito provavelmente esse equívoco se consolidou com base em uma pesquisa inglesa que definiu que a palavra saudade era a sétima mais difícil a ser traduzida. De toda forma, a palavra saudade possui correspondentes em outros idiomas.

Fonte: brasilescola.uol.com.br

Gostou? Compartilhe!