Curiosidades dos Velórios no Japão

Em praticamente todas as culturas, existe um ritual a ser feito após o falecimento de um ente querido. Você sabe como são os velórios no Japão? Se tem curiosidade a respeito do assunto, continue com a leitura deste artigo.

A maioria dos japoneses são adeptos da cremação, sendo que essa prática tem influência budista. Além disso, o Japão não desfruta de um grande território, assim, os locais para sepultar os entes queridos são limitados. Além disso, em 1867, foi criada uma lei tornando obrigatória a cremação de quem morresse de doenças contagiosas. Essa medida podia controlar possíveis epidemias.

E mais, para o budismo e o xintoísmo, as principais religiões do Japão, o corpo humano se decompor é vergonhoso e profano. Tanto que, antigamente, só quem era condenado à morte era enterrado sem ser cremado. Já a responsabilidade em contratar todos os preparativos para a ocasião é do filho mais velho do falecido.

O primeiro ritual do velório japonês consiste em lavar o corpo do falecido, o que é feito por um agente funerário chamado de Nokanshi. O corpo dos homens é vestido com um terno. Já nas mulheres é utilizado um quimono, sendo possível ainda usar maquiagem. A família pode levar o falecido para passar a sua última noite em casa e para que todos se despeçam. No dia agendado, o corpo é encaminhado para a cerimônia.

Durante o velório japonês, é comum que sejam adicionadas moedas, alimentos e objetos pessoais ao caixão. Um a um, os presentes acendem um incenso, se curvam, tocam um sino, fazem orações e prestam condolências aos familiares. Após, seguem para uma outra sala com alimentos e bebidas.

É comum que os mais próximos ajudem a pagar as despesas do funeral, sendo que o valor é entregue em um envelope especial. O sacerdote budista acende incensos, recita um sutra, os membros da família se levantam, fazem orações e, depois, isso é feito pelos amigos, por fim, os demais visitantes.

Amigos e parentes permanecem durante a noite com o falecido e uma lembrancinha é entregue a cada um que participou do velório japonês. Após a cremação, as cinzas podem ser divididas em mais de uma urna para serem colocadas em locais diferentes. Na casa da família, a urna permanece 49 dias junto a uma tabuleta de madeira inscrita com o nome do falecido.

Por fim, acontece o ritual de enterrar as cinzas, quando a urna é encaminhada para o jazigo da família. No primeiro ano de luto, a família envia cartões postais para amigos e parentes, mas eles não podem fazer o mesmo. São realizadas ainda cerimônias budistas no 7°, 21°, 49° e 100° dia após a morte. O falecido é homenageado ainda após 1 ano de sua morte, no Festival Obon (Dia de Finados), bem como no 3º, 5º, 7º e 13º aniversário do falecimento.

Gostou? Compartilhe!