Novembro Azul tem foco na saúde do homem

Novembro Azul tem foco na saúde do homem

O mês de novembro é marcado pela ação Novembro Azul, período mundialmente dedicado à prevenção do câncer de próstata, e que no Brasil contempla também à conscientização sobre a saúde do homem em geral. A exemplo do que ocorre no Outubro Rosa, há um esforço da comunidade médica, imprensa e sociedade no sentido de informar a população, ressaltar a importância do diagnóstico precoce e alertar sobre possíveis sinais e sintomas.

O câncer de próstata é o tumor mais comum do sexo masculino. Diariamente no Brasil, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença ocorre geralmente em homens mais velhos – cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

Mas é fundamental alertar os homens sobre outros tipos de doenças que devem estar no radar, e que também merecem fazer parte dos check-ups. O câncer de pulmão, por exemplo, acomete 18.740 homens brasileiros todo ano; o colorretal, 17.380; e o de estômago, 13.540.

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Exames de rotina

Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, destacam-se os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

• Verificação da pressão arterial 
• Hemograma completo e testes de urina
• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes 
• Atualização da carteira vacinal 
• Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

Para saber mais, clique aqui!

Gostou? Compartilhe!