Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama

Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama

Outubro começou com sua cor já conhecida pela maioria da população, o “rosa”. É a campanha mundial Outubro Rosa, que busca alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

O laço rosa é um símbolo da campanha Outubro Rosa.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Autoexame é ferramenta importante de prevenção

Além de exames regulares, alimentação saudável e uma rotina longe do sedentarismo, há um exame que você pode repetir constantemente em sua casa, com calma e tranquilidade, sempre que quiser. Confira no infográfico como realizá-lo, e havendo qualquer alteração, procure cuidados médicos.

História do “Outubro Rosa”

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura”, que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

Monumentos brasileiros “pintados” de rosa.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Faça também a sua parte! Compartilhe, comente, divulgue. Fale sobre o assunto em sua família e certifique-se que as pessoas que você ama estão atentas a prevenção.

Para saber mais, acesse: www.inca.gov.br

Gostou? Compartilhe!