Cristiane Assumpção reflete o Dia dos Pais em tempos de Pandemia

Psicóloga Cristiane Assumpção reflete sobre o Dia dos Pais em tempos de pandemia

O Cemitério e Crematório Memorial da Vida convidou a Psicóloga Cristiane Assumpção, especialista em Terapia do Luto, para uma série de vídeos de reflexão sobre o Dia dos Pais, abordando questões referentes a perdas, saudade, pandemia, entre outros.

Neste primeiro vídeo, a Psicóloga Cristiane Assumpção fala sobre os Pais que Perderam Filhos: Você enfrenta a perda do seu filho ou da sua filha? Você acredita que a vida não tem mais sentido? Ou pior, você se sente culpado pela morte dele? Perder um filho é inimaginável, um pai enfrenta um poço profundo de sofrimento edor intensa. A psicóloga descreve sobre como ocorre esse período e como o homem precisa dar voz a sua dor.

No segundo vídeo, a Psicóloga Cristiane Assumpção fala sobre a perda do pai, durante a pandemia: A sensação de impotência é mencionada por várias pessoas que perderam alguém especial neste período de pandemia. A morte de um pai vem acompanhada de arrependimentos e questionamentos. A psicóloga Cristiane menciona que a melhor maneira de lidar com a dor é vivenciando este processo natural e saudável que é o luto. Pode chorar sim, pode falar da pessoa falecida sim. Evitar a dor não é a solução. Várias são as reações diante de uma perda, como: raiva, desamparo, solidão, dor no peito, hipersensibilidade ao barulho, entre outros. O corpo e alma sofrem. É um momento delicado em que será preciso desenvolver novos papéis que antes eram realizados por esse pai. A vida não voltará a ser a mesma, mas não significa que precisa seguir em sofrimento. Escreva aqui nos comentários se você se identifica com essas manifestações.

No terceiro vídeo desta série especial para o Dia dos Pais, a Psicóloga Cristiane Assumpção fala sobre a necessidade de seguir em frente, mesmo após a perda de alguém tão importante, como os pais: As coisas começam a mudar, quando aceitamos que essa pessoa especial morreu, que não está mais aqui fisicamente. Entenda que aceitar não é esquecer! Enxergar além do que aconteceu é necessário e essa é a descoberta mais intensa e profunda que podemos vivenciar. Cada passo no processo de luto é uma transformação. Seguir a vida não significa que você deixará de amar a pessoa que morreu.

Você pode participar enviando suas dúvidas pelo formulário abaixo. Na medida do possível serão respondidas nos vídeos. Participe!

Gostou? Compartilhe!