Outubro Rosa promove prevenção do câncer de mama

A campanha Outubro Rosa, conhecida mundialmente, é desenvolvida no Brasil pelo Ministério da Saúde (MS), que compartilha informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico, além de contribuir para a redução da mortalidade.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de promover e indicar a adesão ao movimento. “Cuidar da saúde é um dever de todo ser humano, a prevenção é o melhor caminho”, alerta o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento contra qualquer tipo de câncer. A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente.

Autoexame

O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procure rapidamente um médico. Vale lembrar que o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biópsia, que podem definir o tipo de câncer e a localização dele.

A fita rosa é um símbolo do movimento em todo o mundo.

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores. Alimentação, controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Também deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

Amamentação

A amamentação gera inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles. O risco de contrair a doença diminui 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação, estima um estudo com mulheres de 30 diferentes nacionalidades, publicado em 2002. Essa proteção independe de idade, etnia, paridade e situação hormonal (pré ou pós- menopausa).

Ação em S. José dos Pinhais

Nesta segunda-feira (8) a Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) de São José dos Pinhais promove a abertura oficial da campanha do Outubro Rosa, já que em outubro o mundo todo se une na luta contra o câncer de colo de útero e de mama.

Neste dia haverá palestras com convidados da Rede Feminina de Combate ao Câncer, da ONG Humsol, além de palestra com o advogado Rafael Bassil, especialista em Direito Administrativo e Previdenciário. Também acontecem apresentações culturais com Teatro de Bonecos e Banda de Metais.

Abertura oficial da campanha do Outubro Rosa
Data: 08/10/2018
Horário: 13 h
Local: Câmara Municipal de Vereadores de São José dos Pinhais

Fonte: www.mdh.gov.br

Gostou? Compartilhe!